quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Autores para quem quer entender gestão escolar


A área da educação é algo que chama a atenção de diversas pessoas. Sejam profissionais da área, estudiosos e até mesmo pais de alunos, sempre tem gente que gosta de entender melhor os funcionamentos e as possibilidades dentro desse universo.

Um assunto muito importante e que está com bastante visibilidade entre aqueles que leem sobre o assunto é com relação a gestão escolar. Para quem não conhece muito sobre essa questão aqui vão algumas definições que ajudaram na compreensão.
Antes de mais nada é preciso entender que a gestão escolar é um campo de atuação que envolve os mais diversos públicos. Ou seja, alunos, professores, pais ou responsáveis e os funcionários exercem um papel de igual importância dentro das decisões e planejamentos na gestão.
Ela serve para organizar todas as questões que influenciam nas práticas escolares. Além disso, procura sempre estar atendendo as exigências de todos os agentes que participam da formação do ambiente de ensino.
A gestão escolar atua em três grandes áreas dentro da instituição, conhecidas como: administrativa, pedagógica e a de recursos humanos. Esses sistemas precisam estar conectados uns aos outros, para que aja melhores resultados.
A comunicação deve prevalecer em todos os níveis de relacionamento, pois essa com certeza é a base para que as informações cheguem a todos e com isso possam trabalhar com os mesmos objetivos, caminhando para obtenção dos mesmos resultados finais.
Na gestão administrativa vemos que as pessoas têm que ter um olhar voltado para a parte física da escola. Isto quer dizer que, as condições do ambiente devem estar apropriadas para suprir as necessidades de todos. Os materiais devem ser de boa qualidade, as ferramentas para ensinar têm que estar em perfeito uso as instalações precisam receber reformas e manutenções contínuas.
Acerca da parte pedagógica, a gestão precisa compreender a importância dessa área, porque é nela onde são elaborados os planos de ensino, as metas para o ano são criadas nesse ponto do processo, as maneiras de como atingir também estão presentes. O planejamento e os objetivos são atribuídos nessa etapa, cabendo aos profissionais terem bastante cuidado na hora da elaboração.
Já com relação aos recursos humanos, a atenção deverá ser redobrada, pelo fato de que as pessoas precisam se sentir satisfeitas para conseguir produzir bons resultados. Dessa forma, criar bons relacionamentos com todos os agentes escolares e buscar sempre a motivação para que as metas sejam atingidas, é o principal foco da gestão de recursos humanos.
Até aqui, deu para entender como é importante a questão da gestão escolar, ainda mais sabendo que será um grande influenciador nos processos de sucesso entre alunos, e também de fracasso.
Pois, o conhecimento da gestão escolar é obtido com a prática, os estudos e a experiência das situações mais diversas dentro do ambiente educacional. Assim, um bom gestor terá ótimas ferramentas para conseguir sair de situações delicadas e ter boas decisões, nos momentos certos.
Alguns autores passaram anos pesquisando sobre o assunto, e publicaram seus conhecimentos em artigos e livros direcionados para pessoas que tenham essa sede de conhecimento. A seguir o nome de cinco autores importantes para a construção do conceito de gestão escolar.

1. Autores que falam sobre gestão escolar: Geraldo José Sant’Anna

Este profissional incrível escreveu um livro em 2014 pela editora Érica, o Planejamento, Gestão e Legislação Escolar; que fala sobre todas as questões presentes na área de gestão escolar. O autor buscou evidenciar quais as posturas observáveis dentro desse ambiente, os valores que são impostos e as atitudes mais comuns, contribuindo, assim, para construir a ideia de clima organizacional.
Este clima irá ter uma direta influência no grau de comprometimento dos integrantes, do seu nível de envolvimento e também de responsabilidade, individuais e compartilhadas com o grupo.
Aponta, ainda, sobre a importância do coletivo nos processos de planejamentos e tomadas de decisões; traz para reflexão sobre a diferença do que é projeto e plano; e outros temas bastante interessantes.
É muito bom para ampliar o conhecimento sobre o que a gestão tem a oferecer para os agentes escolares, em relação a benefícios de práticas compartilhadas e evidenciar as responsabilidades de casa sujeito que atua na escola.

2. Autores que falam sobre gestão escolar: Almir Vicentini

O livro desse autor se chama Gestão Escolar. Foi escrito no ano de 2010, publicado pela Editora Phorte, é usado como referência para quem deseja entender como a visão da gestão corporativa pode ser implantada na gestão escolar.
As escolas têm exigências de adequação as novidades do mundo globalizado, assim como as grandes corporações. Visões tradicionais já não cabem mais para essa realidade na qual estamos vivendo, é preciso abrir novos horizontes e criar novos métodos para se chegar a bons resultados.

3. Autores que falam sobre gestão escolar: Casemiro de Medeiros Campos

Neste livro o autor resolver apresentar o assunto de gestão escolar em dois momentos: o primeiro remete a uma definição e as críticas em relação a gestão e o que diz respeito a educação, a qualidade nas práticas e as mediações feitas pelos profissionais que atuam dentro da instituição.
Já na segunda parte o foco se centraliza apenas no corpo docente e sua relação direta com a gestão escolar. Como esses campos são afetados pelas decisões de ambos os lados e o quanto são dependentes um do outro para que funcionem bem.

4. Autores que falam sobre gestão escolar: Heloisa Lück

A Gestão Participativa na Escola é um livro lançado em 2006 pela Editora Vozes, editora bastante conhecida por sinal. Nesse volume, a autora apresenta diversas ideias que defendem a coletividade no âmbito educacional e o quanto isso é fundamental para o desenvolvimento, avanço, organização e inclusive crescimento da instituição de ensino.

5. Autores que falam sobre gestão escolar: Adelar Hengemühle

Este autor escreveu Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas, o qual tem o objetivo de mostrar ao leitor as possibilidades de se concretizar a educação nas escolas e de como elaborar os projetos educacionais, levando em consideração toda a realidade escolar.

Fonte: Connect Escolas

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