Eles não têm o velho charme nem aquele
familiar cheiro de papel, mas para quem busca praticidade, os livros online
podem ser bons aliados na hora de investir na atualização profissional. Na área
da educação, há diversos e-books disponíveis gratuitamente que contribuem tanto
para a atuação quanto para a formação docente. Assim, selecionamos dez títulos
que abordam temas como educação infantil, uso de tecnologia na sala de aula,
políticas públicas e pesquisas científicas. Os livros podem ser baixados na web
no formato PDF ou em smartphones, via PlayStore.
Tendo como cenário a inclusão social e escolar, o livro trata dos
processos de aprendizagem e comportamento na vertente pedagógica e clínica.
Autores:
Tânia Gracy Martins do Valle; Ana Cláudia Bortolozzi Maia
Páginas: 225
Editora: Unesp
Páginas: 225
Editora: Unesp
O livro é uma compilação de artigos que resultaram das monografias da
primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação.
Entre os temas tratados estão vídeos e jogos digitais, a tecnologia a serviço
da inclusão e tutoria na educação a distância.
Autores:
Robson Pequeno de Souza; Filomena M. C. da S. C. Moita; Ana Beatriz Gomes
Carvalho
Páginas: 276
Editora: Eduepb
Páginas: 276
Editora: Eduepb
Composto por seis capítulos, o e-book aborda a prática sócio-seletivista
da universidade, problematiza a qualidade e a cientificidade da educação
universitária e apresenta um estudo de caso da educação universitária em
Barreiras e no extremo-oeste da Bahia.
Autor:
Pedro Bergamo
Páginas: 296
Editora: Eduepb
Páginas: 296
Editora: Eduepb
Os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação dos
profissionais da educação é o tema central do livro, que trata também da
atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire.
Autores:
Antônio Dias Nascimento; Tânia Maria Hetkowski
Páginas: 400
Editora: Edufba
Páginas: 400
Editora: Edufba
Estão presentes no livro assuntos como ciência, tecnologia, tecnocracia
e democracia; política científica; universidade, ciência e subdesenvolvimento;
e espaço acadêmico.
Autor:
Simon Schwartzman
Páginas: 142
Editora: Centro Edelstein
Páginas: 142
Editora: Centro Edelstein
Marcado por intensas reformas educacionais, o período de 1990 a 2001 é investigado
no livro pela perspectiva do discurso veiculado na imprensa e na forma como os
professores-leitores aprenderam esse discurso.
Autores:
Jani Alves da Silva Moreira; Angela Mara de Barros Lara
Páginas: 246
Editora: Eduem
Páginas: 246
Editora: Eduem
Focado na educação infantil como um dos direitos da criança, o e-book
trata de políticas públicas para a infância, analisando as concepções de
criança, seus direitos e educação infantil.
Autor:
Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade
Páginas: 193
Editora: Unesp
Páginas: 193
Editora: Unesp
8.
Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuição para a
formação de professores crítico-reflexivos [download]
Considerando fundamental o protagonismo dos professores na inserção de mudanças nas práticas e nos currículos escolares, os autores trabalharam com uma amostra de 533 docentes, indicando propostas para efetivação de políticas de formação contínua.
Considerando fundamental o protagonismo dos professores na inserção de mudanças nas práticas e nos currículos escolares, os autores trabalharam com uma amostra de 533 docentes, indicando propostas para efetivação de políticas de formação contínua.
Autores:
Cristiano Amaral Garbaggi Di Giorgi; Monica Fürkotter; Yoshie Ussami Ferrari
Leite; Vanda Moreira Machado Lima; Naiara Costa Gomes de Mendonça; Maria Raquel
Miotto Morelatti
Páginas: 139
Editora: Unesp
Páginas: 139
Editora: Unesp
Com base em pesquisas desenvolvidas a partir dos anos 1990, o livro
preocupa-se com a formação e a atuação docente, partindo da racionalidade da
constituição do trabalho docente em sala de aula.
Autor:
Marilda da Silva
Páginas: 114
Editora: Unesp
Páginas: 114
Editora: Unesp
Os grandes temas do livro são a responsabilidade e o compromisso da
escola com o mundo em que vivemos. A partir disso, os autores tratam de
políticas públicas, formação de professores, valores e educação, e práticas
educativas.
Autores: José Milton de Lima; Divino José da Silva; Paulo Cesar de
Almeida Raboni
Páginas: 357
Editora: Unesp
Páginas: 357
Editora: Unesp
Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/
0 comments:
Postar um comentário